segunda-feira, 20 de abril de 2009

Hysteria na cidade

Estou extremamente feliz ao saber que o espetáculo "Hysteria", do grupo XIX de Teatro, vem a Porto Alegre dentro da programação do 4º Palco Giratório do SESC-RS. E, melhor ainda, que ele vai ser apresentado nada mais, nada menos do que na 309 da Usina - sala que o Sarcáustico vem gerenciando desde janeiro deste ano (juntamente com a Santa Estação).
Prá quem não conhece, o XIX de Teatro é um grupo paulista que tem um trabalho contínuo de 5 anos, com uma pesquisa temática voltada para a história brasileira, uma pesquisa estética de exploração de prédios históricos como espaços cênicos e uma investigação sobre a participação ativa da público. Com sua primeira peça “Hysteria”, o grupo ganhou 5 prêmios, foi considerado a revelação teatral pela APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) além de ter sido indicado para o Prêmio Shell de Teatro. Realizou mais de 350 apresentações em 18 cidades brasileiras e 12 cidades no exterior (Europa: Portugal e França; África: Cabo Verde), participando dos principais festivais de teatro de língua portuguesa. “Hygiene” a segunda peça do grupo, é resultado do projeto “A Residência”, um dos 12 projetos contemplados pela Lei de Fomento de Teatro para a Cidade de São Paulo (Jan/2004) que consiste em um trabalho sociocultural de residência artística na Vila Operária Maria Zélia, na qual o grupo estreou em março de 2005, realizando durante este ano uma temporada de quatro meses.

Eu assisti ao "Hygiene" no Festival de Curitiba e mudei minha perspectiva sobre espetáculos em espaços e horários alternativos. Não me furto em confessar que foi dali que tirei a idéia do meu "IntenCIDADE 1ª: VOAR" acontecer ao ar livre e durante o pôr-do-sol. Estou tentando ver o "Hysteria" há uns 3 anos, mas nunca consigo conciliar minha ida à São Paulo com a disponibilidade dos ingressos prá peça; mas dessa vez, não perco por nada. E aconselho a quem estiver lendo este blog, também não perder! Vai rolar dia 08 de maio (sexta), às 16h30, na 309. Confira a programação completa do Palco Giratório aqui.

Para maiores informações sobre o XIX de Teatro clica aqui.

Abaixo, um videozinho sobre o "Hysteria":




Em tempo:O Sarcáustico também vai estar na programação do Palco Giratório. Além da Mostra TEATRO SARCÁUSTICO 5 ANOS aparecer na programação com 2 espetáculos ("IntenCIDADE 1ª: VOAR" e "Há Vagas para Moças de Fino Trato"), estaremos apresentando dia 21 de maio, no Teatro do SESC, "A Vida Sexual dos Macacos".

Nenhum comentário:

Postar um comentário