segunda-feira, 27 de abril de 2009

Delícia Pop

Quem conhece o meu trabalho sabe que sou apaixonado pela cultura pop e não abro mão de utilizá-la em meus espetáculos como artifício de estranhamento e aproximação ao mesmo tempo (pelo menos na minha cabeça...).
Abaixo, lanço 5 referências pop, 2 do cinema e 3 do teatro, que me alimentaram nos últimos anos...

1) "Kill Bill", de Quentin Tarantino.
Prá mim é o diretor que melhor trabalha com a arte pop em seus filmes. No caso de "Kill Bill "- o díptico! - um desbunde de referências: anime, Bruce Lee, novela mexicana, HQ, western, Pai Mei, a seleção de atores cult (Daryl Hannah e David Carradine, por exemplo). Delícia total!

2) "Slumdog Millionaire", de Danny Boyle.
O cara já tinha feito "Cova Rasa" e "Trainspotting". Ponto! Agora ele vem com esse filme alegórico sobre a pobreza da Índia e recheado de referências. Dêem uma lida no artigo da Bravo que fala justamente disso, clicando aqui. O final, com a coreografia "Jai Ho" é prá aplaudir de pé!

3) "Ensaio.Hamlet", da Cia. dos Atores, com direção de Enrique Diaz.
Rosencrantz e Guildenstern são dois Power Rangers. Preciso dizer mais alguma coisa?

4) "Os Bandidos", do Uzyna Uzona, com direção do Zé Celso Martinez Corrêa
Caralho, milhares de focos de referência, desde He-Man até Sílvio Santos, passando pela crítica ao "teatrão". Sem contar a auto-irrisão de Zé Celso, que se vê ridicularizado em cena por Marcelo Drummond. Excelente!

5) "Big in Bombay", do Dorky Park (Alemanha), com direção da Constanza Macras
Quem não viu, perdeu. Tava tudo lá: Mickey Mouse e sua turma, o caos urbano, a globalização, a luta do clássico com o contemporâneo, música brega argentina, rock americano, dentre outras loucuras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário