segunda-feira, 8 de março de 2010

Oscar 2010 ou "por que ignoram o Tarantino?"

Tá, a maioria já sabe: "Guerra ao Terror" desbancou "Avatar". Kathryn Bigelow nocauteou James Cameron ao levar o Oscar de Direção e, junto com ele, a honra de ser a primeira mulher a receber tal prêmio na história do Oscar (aliás, sabiam que Lee Daniels, de "Preciosa", é o único diretor negro a ser indicado em todas as edições do Oscar?!). Eu, sinceramente, só lamento porque em meio a esta briga de "ex-marido e mulher", apagou-se o foco de quem realmente merecia aparecer durante a premiação: Quentin Tarantino.
Quem me conhece sabe que eu sou muito fã do cinema do cara, que é imitado a torto e direito em todos os países, sempre com um roteiro original violento e carregado de cultura pop. Tarantino, com seu "Bastardos Inglórios", teve culhão de mudar o curso da História (com H maiúsculo) pelo entretenimento, pela catarse. E isso, sim, era digno da estatueta de melhor roteiro original. Foi o prêmio que mais me deixou indignado, já que "Guerra ao Terror", apesar de ser um bom filme, nada traz de original em sua proposta; eu tinha certeza que "Bastardos..." não ganharia nem filme e nem direção, mas o roteiro...

Take final de "Bastardos Inglórios", que encerra com uma fala que só Tarantino poderia escrever

Agora, o lado bom: fez-se - MUITA! - justiça ao premiarem Christoph Waltz e Mo'Nique, em performances antológicas. Bem como Jeff Bridges que sempre é um puta ator. Além de "Up", obviamente a Melhor Animação.

Mo'Nique, magnífica em "Preciosa"

PERGUNTA 1: Ainda não vi o filme da Sandra Bullock (e confesso que nem sei se vou ver... cansei dessas historiazinhas americanóides...), mas alguém me diz se ela realmente mereceu. Tava torcendo pela Meryl Streep, sempre uma potência em cena e que, apesar de ter sido indicada inacreditáveis 16 vezes, só ganhou 2, sendo que a última foi há quase 30 anos.

PERGUNTA 2: Meu maior choque da noite foi ver o argentino "O Segredo de Seus Olhos" tirar o prêmio de filme estrangeiro de "A Fita Branca", dirigido pelo Michael Heneke e favorito absoluto até então. Ainda não vi nenhum dos dois, mas quero saber: e aí, foi justo???


3 comentários:

  1. Daniel, não vi o filme argentino, mas "A fita branca" é, sem dúvida, um dos melhores filmes que vi nos últimos anos. Rigor absoluto, perfeito em sua forma e em seu conteúdo. Por mais que o argentino seja bom, duvido que alcance a crueza e a relavância do longa de Michael Haneke. Também torci por "Bastardos inglórios", grande filme, para mim o melhor (mesmo não tendo visto todos os outros).

    ResponderExcluir
  2. Oi, Dani!
    Oi, Marcelo!

    Então, "El secreto de tus ojos" é um filme muito bom. "A Fita Branca" eu não vi, mas até o momento o prêmio me parece justo pelo que eu pude ver do outro. Eu tinha assistido há um certo tempo e me pareceu surpreendente (o final é o máximo). Tem uma cara de história previsível e depois vai se mostrando como é de verdade. Realmente vale muito a pena ver.

    Deixo um link para vê-lo on line: http://www.peliculasid.com/peliculas/el-secreto-de-sus-ojos.html

    (só não tem legendas, mas deve ser fácil baixar, não sei).

    Em tempo: qual é a pergunta número 1? Porque não tem pergunta ali...

    ResponderExcluir
  3. Oi, Maico.
    Onde se lê "mas alguém me diz se ela realmente mereceu" subentende-se "foi justo?". Eis a pergunta oculta!

    PS para Marcelo e Maico: Eu não vi nenhum dos dois, mas adoro os filmes da Haneke. Sempre me deixam arrasado!!!

    ResponderExcluir