quinta-feira, 7 de maio de 2009

Opinião Equivocated - Mire Veja



"
Mire Veja - Mosaico de Vidas na Metrópole", da Cia. do Feijão.
Direção e dramaturgia de Pedro Pires e Zernesto Pessoa.




No debate pós-espetáculo, o diretor Pedro Pires comentou que se você pára prá atentar aos sons do centro de São Paulo, pode chegar a ouvir um passarinho que canta incansavelmente em meio ao barulho da metrópole. Esta é a sensação que me fica de "Mire Veja".
Extremamente simples na concepção - mas não simplório! - a Cia. do Feijão foi descascando seus atores para nos apresentar diversos personagens e seus discursos/palavras/pensamentos/decisões/sentimentos, que solitariamente vão construindo uma imensa São Paulo sem fronteiras e sem limites. Uma seqüência de narrativas tocantes e reflexivas.
Sem utilização de trilha sonora, apenas de sons e melodias executadas ao vivo pelos atores, o espetáculo vai revelando um universo bem mais profundo do que aparenta a "simples simplicidade" da encenação. Cada personagem tem algo a expor. E precisa ser notado. O próprio nome do espetáculo diz: mire. veja. Nada é só o que aparenta!
Como ressalva, apenas a minha necessidade de ter mirado personagens menos tipificados, mais humanos, apesar de serem completamente críveis, sobretudo quando executados pelos ótimos Zernesto Pessoa, Fernanda Haucke e Petrônio Nascimento.
No bate-papo, a equipe da peça comentou que uma senhora semi-analfabeta, a qual nunca tinha ido ao teatro, assistiu a este trabalho na escola e expôs que a sensação era de que ela estava vendo São Paulo sem telhados.
Sim, senhora. Tens razão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário