segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Semana do Oscar

Bem, meu primeiro post propriamente dito, não poderia ser outro além de "falar de cinema", uma das minhas maiores paixões.
Como estamos em semana de Oscar (a cerimônia será realizada no próximo domingo), vou me dedicar a falar sobre os filmes concorrentes, mas ainda não assisti a todos, por isso adio um pouco as minhas apostas... hehehe

Porém, vou aproveitar prá começar falando então sobre interpretações marcantes que ganharam ou não o Oscar. Mais ou menos um "Top 10 Atuações Fenomenais"...
Vamos lá, então:

1) Ellen Burstyn em "Réquiem para um Sonho"

Num trabalho excepcional, Ellen Burstyn consegue introjetar (in)dignidade na única personagem que se vicia sem saber neste filme de Darren Aronofsky, que é um deleite estético e visceral. Ellen apresenta aqui uma das maiores interpretações femininas do cinema mundial, dando vida a uma personagem que se destrói vertiginosamente por causa de um vestido vermelho e de um programa de televisão.
PS: Por esta atuação magistral, Ellen perdeu o Oscar e o Globo de Ouro para a insossa Julia Roberts em "Erin Brockovich"... tsc tsc tsc...

2 e 3) Anthony Hopkins e Jodie Foster em "O Silêncio dos Inocentes"

Um dos maiores embates de interpretação que já vi no cinema. Jodie Foster personifica à perfeição a caipira que quer vencer como policial a qualquer custo e, quando cruza com o eletrizante Anthony Hopkins, a tela chega a tremer. As cenas dos dois, separados por grades de ferro ou acrílico são poderosíssimas! Oscars merecidos para ambos!

4) Javier Bardem em "Onde os Fracos Não Têm Vez"

No Oscar do ano passado, não tinha prá ninguém mesmo! Bardem está arrasador e monstruoso como o assassino sanguinário no ótimo filme dos irmãos Coen. Absolutamente amedrontador (e, ainda por cima, utilizando aquele cabelinho de penico...).


5) Fernanda Montenegro em “Central do Brasil”

Uma interpretação que só uma atriz muito experiente e maravilhosa poderia nos oferecer. E olha que os americanos nem se envergonham de arrancar o Oscar de suas mãos e passá-lo para as de Gwyneth Paltrow. Piada!


6) Isabelle Huppert em “A Professora de Piano”

Até hoje não compreendi exatamente que efeito este filme teve em minha vida. Só me lembro da delícia que era poder assistir ao magnetismo de Isabelle Huppert...


7) Marion Cottilard em “Piaf”

Detesto biografias, apesar das costumeiras interpretações belíssimas que podemos ver nelas. Por isso, depois de muito relutar, acabei engolindo meu preconceito e vi “Piaf”. Não gostei, claro! Mas jamais me esquecerei da cena em que a cantora francesa descobre que perdeu o grande amor de sua vida.


8) Anthony Perkins em “Psicose”

Sutil e insano. Inofensivo e psicótico. Inesquecível.


9) Robert de Niro em “Taxi Driver”

Deus meu, dai-me um terço do que deste a Robert de Niro...


10) Ian McKellen em “O Aprendiz”

Não o vi em “Deuses e Monstros”, no qual dizem que ele está sobrenatural (apesar de ter perdido vergonhosamente o Oscar pro Roberto Benigni...), mas coloco ele nessa lista por todo o respeito que ele deve receber por ser um dos maiores atores vivos hoje. Espero que ainda o vejamos muito em cena...

Um comentário:

  1. Então já que eu curto um montão cinema e premiações também dessa arte, não poderia deixar de ser o primeiro a comentar.Bom agora tenho mais uma fonte de informações ainda por que sei que as vezes tu pesquisa fundo também, e gosta de premios e curiosidades deles..hehe..vida longa ao teu Blog, que por aqui agora possamos ter muitas conversas boas e interessantes Sr.Dani.
    Rodrigo Marquez

    ResponderExcluir