sexta-feira, 20 de março de 2009

Sessão da Tarde

Como os que me conhecem sabem, sou aficcionado pelos anos 80. Lembro-me da minha infância, das coisas que não existem mais, dos amigos que não vejo há horas... Sinto saudade e saudosismo ao mesmo tempo (sim, prá mim "saudade" e "saudosismo" são duas coisas absolutamente diferentes...).
Pois bem, como sou movido a cinema desde pequeno, os primeiros filmes que me lembro de ser fã são, na sua maioria, reprises da "Sessão da Tarde" da Globo. Bah, a "Sessão da Tarde" foi minha primeira namorada (e não há um pingo de exagero nessa construção gramatical!).
Abaixo, deixo meu saudosismo escorrer, e posto os 5 filmes que eu mais assisti na "Sessão da Tarde"...

Por mais incrível que possa parecer, aqui em Porto Alegre muito pouca gente se lembra de ter assistido a esse filme, que eu devo ter visto umas 20 vezes, no mínimo. Baseado num conto de Stephen King (isso eu só fui descobrir vários anos depois...), narra a trajetória de 4 amigos que partem em busca de um cadáver de outro garoto, que fôra atropelado por um trem. Esse filme me marcou tanto, que eu fui obrigado a ler o conto de King, que posteriormente me serviu de inspiração para escrever e dirigir meu último infantil, o "Jogo da Memória".


2) "Curtindo a Vida Adoidado" ("Ferris Bueller's Day Off"), de John Hughes.
Um matador de aulas convicto, um diretor de escola que só se fode, uma Ferrari vermelha destruída e uma cena inesquecível embalada por Beatles. Precisa escrever mais alguma coisa?


3) "Os Goonies" ("The Goonies"), de Richard Donner.
AAAAAAAAAAA!!! Vi esse filme no cinema e foi uma das primeiras catarses que tive na vida! Revi inúmeras e incontáveis vezes na "Sessão da Tarde". Tudo o que eu queria naquela época era encontrar um tesouro e ser amigo do Slot!


4) "Clube dos Cinco" ("The Breakfast Club"), de John Hughes

Obviamente, narra a história de 5 adolescentes que são obrigados a ficarem presos na escola num sábado à tarde. Os 5 são absolutamente diferentes (leia-se: estereótipos grosseiros!) e assim, aprendem com as diferenças. A história mais manjada e babaca do mundo, mas eu era pré-adolescente, neh, tche?
Em tempo I: John Hughes pode ser considerado o rei da "Sessão da Tarde", pois além de dirigir e atuar nestes dois filmes que postei, ele dirigiu os clássicos vespertinos "Mulher Nota 1000" e "Gatinhas e Gatões", além de ter escrito o roteiro de "A Garota de Rosa Shocking", "Esqueceram de Mim", "Beethoven", dentre outros. Ponto prá ele!
Em tempo II: o primeiro grupo de teatro do qual eu fiz parte, o Etc. e Tal, da ETFSP-SP, fez uma adaptação desse filme para o palco, sob título de "Indigestão Curricular". O meu sonho era fazer essa peça, mas nunca tive a oportunidade... Fico no aguardo do convite, Vitão... heheheh)



5) "Edward Mãos-de-Tesoura" ("Edward Scissorshand"), de Tim Burton.
Cult absoluto! O filme que projetou Tim Burton para um patamar do qual ele não saia nunca, eu espero... Esta fábula sobre a diferença é até hoje um dos meus filmes preferidos de Burton! Não preciso escrever mais nada porque com certeza todo o mundo já assistiu esse filme na vida...


*** Sei que escrevi que seriam apenas 5 filmes, mas acabei de lembrar de um sexto que não poderia ficar de fora dessa lista...
6) "A Fantástica Fábrica de Chocolate" ("Willy Wonka and the Chocolate Factory"), de Mel Stuart.
Muito divertido! Eu adorava assistir a esse filme - e ainda adoro! Apesar de gostar muito da adaptação de Tim Burton pro conto de Roald Dahl, diferentemente da maioria dos meus amigos, que não abrem mão do filme original.


7 comentários:

  1. Um suco, uma bolacha recheada, um sofa e uma TV e nada mais importava... TE AMO SLOT (ele grita chorando)

    ResponderExcluir
  2. huhauhauahuAHauhaUHauhUAHauha
    CHO-CO-LAAAAAAA-TCHI!
    (Daniel beija a tatuagem que ele tem do Slot no antebraço!)

    ResponderExcluir
  3. (Maico, duas lágrimas, um kisuco et uma vontade de ficar mais um instante): "Valeu, Dani..."

    (pausa)

    (agora já recuperado): ainda bem que os beatles não cantavam em português, né?

    Divido com os fãs um presente que o Pablo deixou pra mim: http://www.youtube.com/watch?v=xEGxWJqvG5A

    (onde está mesmo aquele meu pôster do Slot...?)

    ResponderExcluir
  4. Dei uma olhada no link que tu postou acima, Maico...
    HAuhauahAUHuAHauH
    Que confusão... Criatividade zero!

    ResponderExcluir
  5. Oi? Será que esses são filmes só de meninos? Porque desses aí, só assisti ao do Slot e lembro pouco... Estranho... Será que no nordeste a cultura é só Xuxa e Didi (a louca...) E HIstória sem Fim? E Convenção das Bruxas, pokemon, cavaleiros do zodíaco, sakura cardscaptors, blackcamenraiderRX, changerman, jaspion, LABIRINTO??? Alguém lembra daquele cara cantando no final, e a menina andando de cabeça pra baixo? E a véia tartaruga? Pára tudo!!! Cadê a Disney????

    ResponderExcluir
  6. Que lindo,que saudades, amo tdo isso mesmoooooooooooooooooo, mas realmente tem os Classicos que faltaram nessa lista Historia sem fim e Lagoa Azullllll!!!!

    ResponderExcluir
  7. Oi, Ariane??? Alguns desses nomes eu sequer conheço... Me senti velho agora...

    ResponderExcluir