segunda-feira, 2 de março de 2009

5 Musicais que marcaram

Após ter assistido o vídeo que postei há dois dias neste blog - uma homenagem da Academia aos musicais hollywoodianos - fiquei relembrando todos os filmes musicais que me marcaram... Definitivamente, adoro musicais. Quem assistiu a algum dos meus espetáculos, pôde concluir isso.
Adoro desde as coreografias estupendas até os vocais mais simples.
Por isso, posto abaixo os 5 musicais que mais marcaram minha vida. Não necessariamente por qualidade artística, mas sim por saudosismo sentimental:

1) A Noviça Rebelde (The Sound of The Music), de Robert Wise
Devo ter assistido a este filme umas 20 vezes, sem exagero. Longas madrugadas, com minha tia Regina dormindo ao lado, com o cigarro aceso na mão e jurando que não estava dormindo... Minha tia assistia entreolhos todos os filmes que passavam de madrugada na TV. Com ela, eu aprendi a ser cinéfilo e notívago...

2) Amor Sublime Amor (West Side Story),
de Jerome Robbins e Robert Wise

Coreografias impecáveis. Impossível esquecer a cena inicial do filme (a briga entre as gangues) e o momento em que Maria conhece Tony. Lindo prá caralho!

3) Chicago, de Rob Marshall
Não importa que os atores não são bailarinos e contam com a edição para executarem as coreografias. Não importa que o Richard Gere canta muito mal. O filme é um deslumbre e as coreografias do Bob Fosse são geniais!

4) Cantando na Chuva (Singing in the Rain),
de Stanley Donen e Gene Kelly

Sem palavras...

5) Grease, de Randal Kleiser
Meu Deus! Sério! Vi o filme umas 300 vezes (agora sim, com o perdão do exagero!)! Sei todas as letras de cor, todas as cenas de cor, e todas as coreografias. Cheguei a ser apaixonado pela Olivia Newton John...


*** Lembrança especial:
Magnólia, de P. T. Anderson
Eu sei, não é um musical, mas chorei tanto na cena em que as personagens cantam, que provavelmente é uma "cena de musical" que jamais esquecerei...

Nenhum comentário:

Postar um comentário