quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

BAFTA menospreza "Avatar"

Ontem foram divulgados os vencedores do BAFTA, o British Academy of Film and Televison Arts.
Como no Oscar, a maior disputa ficou entre "Guerra ao Terror", de Kathryn Bigelow, e o blockbuster "Avatar", de James Cameron. O filme de Bigelow saiu vitorioso este embate, sendo considerado o melhor filme e a melhor direção do ano, além de outros 4 prêmios; "Avatar" levou apenas 2 troféus técnicos: efeitos visuais e desenho de produção.
Dentre os premiados, dois nomes que têm sido clichê nas premiações deste ano (como comentei em post anterior): Christoph Waltz e Mo'Nique, coadjuvantes de "Bastardos Inglórios" e "Preciosa" respectivamente.
Agora a grande surpresa - ou seria decepção??? - é ver o nome de Kristen Stewart na lista como Melhor Atriz Revelação. (!) Qualquer ser humano que viu o trabalho dela na saga "Crepúsculo" sabe que... NÃO!!!

Bem, abaixo todos os vencedores:


Diretor, Produtor ou Roteirista Revelação
Duncan Jones, por Moon

Melhor Curta-metragem
I Do Air

Melhor Curta de Animação
Mother of Many

Melhor Música
Michael Giacchino, por Up - Altas Aventuras

Melhor Som
Guerra ao Terror

Melhor Contribuição Britânica para o Cinema
Joe Funton

Melhor edição
Bob Murawski e Chris Innis, por Guerra ao Terror

Melhor Fotografia
Barry Ackroyd, por Guerra ao Terror

Melhores Efeitos Visuais
Avatar

Melhor Ator Coadjuvante
Christoph Waltz, por Bastardos Inglórios

Melhor Figurino
Sandy Powell, por The Young Victoria

Melhor Maquiagem e Cabelo
The Young Victoria

Melhor Atriz Coadjuvante
Mo'Nique, por Preciosa

Melhor Filme Britânico
Fish Tank

Melhor Roteiro Original
Mark Boal, por Guerra ao Terror

Melhor Design de Produção
Avatar

Melhor Atriz Revelação
Kristen Stewart, por, entre outros filmes, Lua Nova

Melhor Roteiro Adaptado
Jason Reitman e Sheldon Turner, por Amor sem Escalas

Melhor Animação
Up - Altas Aventuras

Melhor Filme Estrangeiro
O Profeta

Melhor Diretor
Kathryn Bigelow, por Guerra ao Terror

Melhor Ator
Colin Firth, por Direito de Amar

Melhor Atriz
Carey Mulligan, por Educação

Melhor Filme
Guerra ao Terror, de Kathryn Bigelow

3 comentários:

  1. É, infelizmente ator e atriz são duas categorias que não devem repetir premiados no Oscar. No mais, e pensando na promoção envolvendo apostas do Oscar em que participo, o fato de Quentin Tarantino nunca ter ganhado um Oscar talvez o faça merecedor de um "consolação", vencendo esse ano. Se bem que li por aí que apenas duas vezes o Bafta não confirmou o prêmio de melhor diretor no Oscar. Será a primeira mulher a receber esse prêmio? Amei desde já!

    ResponderExcluir
  2. Olha, não vi ainda o Guerra ao Terror e acho que seria ótimo uma mulher levar o Oscar de direção (até pra tirar da mão do Cameron, do qual não sou nada fã). Mas tava vendo uma entrevista com a Tata Amaral e ela relembrou que o Cameron é um midas hollywoodiano e, bem ou mal, a indústria precisa recompensá-lo por ter "reinventado" o blockbuster... Mas enfim: eu sinceramente ficaria muio feliz vendo o Tarantino subir no palco!!! Sou fã de cartirinha! Tarantino rules!!!
    hehehehe
    Abraço

    ResponderExcluir
  3. O Tarantino seria grande merecedor, tanto de melhor filme (é o melhor que vi este ano!!!), direção e roteiro (este acho que ele leva)... Aliás, retificando o que foi dito, ele já recebeu este prêmio, por Pulp Fiction. Mas eu acho que, das duas uma: ou Avatar leva melhor filme (DA ONDE, COM UM ROTEIRO PREVISÍVEL E CLICHÊ - que funciona - DAQUELES???) e a acadêmia premia pela primeira vez uma diretora (é o que acho que vai acontecer) ou o prêmio de filme vai para Guerra ao Terror e o de diretor pro Cameron, pela reinvenção do blockbuster, confirmando o que o Daniel disse. De qualquer modo, o Oscar é tão somente a premiação do cinema estadunidense (que às vezes até aceita que um filme mais alternativo ou inovador entre na cena)e, na minha opinião, não abarca, de modo absoluto, as melhores produções do cinema mundial.

    ResponderExcluir